SÓ O ABIMONISMO SALVA!

Recomendado por Carlo Pianta, guitarrista da Graforréia Xilarmônica, fui na FNAC da Paulista que fica perto de casa. Sei lá, acho que faz mais de 3 anos isso…. Chegando ao local, subi ao andar superior, me dirigi a parte destinada aos shows, que fica junto com o café, mas…… todas as cadeiras destinadas a apreciação do espetáculo estavam vazias… Pensei: acho que o Carlos se enganou, o show não deve ser hoje…. Mas eis que surgem cinco rapazes no palco, eram os Abimonistas, que só estavam tocando lá porque a Tratore, selo que os gravou, tem uma parceria com a loja. Resolvi aceitar o desafio: sentei para assistí-los. Depois da segunda música executada, chegou mais um indivíduo para o show, e foi isso: 5 no palco X 2 na platéia. Tinha tudo para ser, no mínimo uma situação desconfortável, porém a qualidade das músicas do álbum “Só o Abimonismo Salva”, quebraram o gelo.

É quase impossível descrever o som dos Abimonistas: ótimos instrumentistas e ótimos em ironia, talvez esse seja o rótulo perfeito. O disco “Só o Abimonismo Salva” está repleto de coisas interessantes, em músicas como “Varas e Cruzes”, “Michet”, “Eu Sou Assim Mesmo”, “Jonas” e a ultra-romântica “Mil Razões Que Explicam Um Pouco Por Que Eu Te Amo”, é de ficar abismado de como pode haver tanto cinismo dentro de uma canção. Nas instrumentais como “Aerolitas”, toda a qualidade dos Abimonistas como instrumentistas de rock, jazz e funk fica clara. Mas, o mais divertido do disco são as faixas “Aí a Coisa Fica Complicada” e “Oração do Dinheiro”, que não são exatamente canções, mas sim todo o talento do vocalista Bruno Torturra, que declama textos como se fosse um pastor evangélico. É impagável!

Você pode ouvir 3 faixas do álbum no site My Space:

http://profile.myspace.com/index.cfm?fuseaction=user.viewprofile&friendID=132785675

Lá você encontrá também uma versão de uma música de um dos ícones do brega, Odair José. A faixa “Minhas Coisas” foi gravada para um disco que homenageou o cantor, o disco contou com participações de artistas como Paulo Miklos dos Titãs e a banda Pato Fu.

É quase impossível encontrar o disco para vender em algum lugar, na época de lançamento chegou a vender na FNAC e no site Subimarino, mas não teve uma segunda tiragem…. Se você quiser ouvir o álbum inteiro, uma opção é baixar no site UOL Megastore, cada faixa custa R$ 0,30 e o CD na íntegra está R$ 5,10. Eis o link direto:

http://megastore.uol.com.br/acervo/rock/o/os_abimonistas

Lendo a parte “Sobre Abimonistas” na página da banda no My Space, vi que eles gravaram um novo disco – “Cercado de Incompetentes”, não sei se será lançado por um selo também, mas pelo título, nota-se que o cinismo continua o mesmo. Por enquanto eles estão apresentando as novidades apenas em seus shows…. O que eu sei, é que estou com água na boca esperando a nova obra da auto-entitulada: Maior e melhor banda de abimonismo da história.

PRÓXIMA SEMANA: Tive alguma dificuldade, mas não perca a análise acurada de ” Foi gol mas o juiz não viu” – W. Garcia

2 Respostas

  1. Demorou hein!!! A análise mais esperada do ano!

  2. Calma….. Quem tem pressa come cru.
    Essa análise tem de ser pensada e repensada!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: