CONTROL

O Joy Division foi a banda maior do movimento pós punk, que se deu na Inglaterra no final dos anos 70, quando o Punk já entrava em declínio. Neste estilo o que percebemos é mais a expressão existencialista do que a expressão social tratada por The Clash e Sex Pistols, entre outras grandes bandas do estilo. Quando surgem bandas como Bauhaus, Sisters of Mercy e o próprio Joy Divison, o que se percebe é muito mais uma dor, um sentimento de inadequação em relação às outras pessoas e ao mundo em que se vive. Isso é o pós punk.

Tudo isso para falar de Control, um filme-biografia de Ian Curtis. O homem pálido que cantava com voz grossa “looove, looove will tear us apart agaain…” e que gravou essa canção na história do rock n’ roll para sempre. Ian Curtis foi o líder da banda, atormentado por um casamento precoce e pela culpa da traição de sua mulher, numa Manchester Fria e escura. Industrializada.

Anton Corbijn dirigiu Control e fez o filme em preto e Branco, e a escolha se mostrou mais do que acertada, retratando com profundidade o desespero de Ian Curtis, desespero este que permitiu que compusesse as mais belas canções daqueles anos, mas que também o levou ao suicídio, interrompendo de forma trágica o caminho de uma das mais geniais trajetórias do rock n’ roll.

Depois disso, seus companheiros de banda ainda formaram o New Order, o que é outra história, e mais recentemente percebemos que surgiram toneladas de bandas inspiradas em Joy Division, sendo a mais inspirada o Interpol e a mais chupada o She Wants Revenge. Mas o momento congelado da virada está aqui, reproduzido em Control.

O filme está em cartaz no HSBC Belas Artes, na Consolação. Em São Paulo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: